MUSEU DE ANTROPOLOGIA CASA AZUL e MUSEU DIEGO RIVERA
Uma das coisas que eu + queria ver no México, e näo desapontou ninguém.
A entrada foi grátis: um oferecimento dos técnicos do Museu, em protesto pela açäo predatória do Gov. junto aos sítios históricos nacionais. Tinha uma baita manifestaçäo na porta e hall de entrada.
É um museu enorme, mas mto didático. Vê-lo bem na íntegra requer uns 3 dias. Vimos apenas 4 salas: antropologia (por mim nem teria entrado, mas Alceni queria) Teotihuacán, Aztecas e Maias. No entanto é preciso aclarar que qdo chegamos aos maias, estávamos já c/ a língua de fora e os pés acabados: 5hs de visita, movidas a àgua täo somente. Eu já näo conseguia enxergar nem guardr + nada do que via e dei, de minha parte, encerrada a visita. Alceni ficou na cia dos maias e eu fui até a loja comprar um livro domuseu antes que fechasse. Ni qui que cheguei à dita cuja, vi uma foto da máscara mortuária do deus Pakal de Palenque, uma das coisas maravilhosas dos maias, da regiäo fronteiriça c/ Guatemala e que eu sou louca por conhecer.... Claro está que voltei correndo e fui direto prá urna funerária de Pakal e a máscára é uma maravilha feita em centenas de pedacinhos de jade, c/ incrustraçöes em outras pedras e olhos de ônix negro
Acabamos visitando a Sala Maia (cada sala é na realidade um setor formado por um conj. de várias salas) só prá näo dizer que deixamos em branco,mas mortos de cansados.
A ênfase/coleçäo do museu é mto maior, + enfática c/ relaçäo à cultura azteca: säo 2 setores imensos: Sala Teotihuacán e Sala Mexica. Aí estäo as + importantes pças dessas culturas: a pedra do sol ou calendário asteca, murais de Teotihuacán, enormes esculturas de deuses.
É uma maravilha! De deixar qq um de queixo caído, boca aberta e coraçäo pulando de alegria por ver tanta beleza, e náo apenas nós que somos uns fanáticos por essas coisas hitóricas.
É ponto fundamental de uma visita à Cidade do México, no entanto o que nós vimos requer 2 manhäs.
CASA AZUL E MUSEU DIEGO RIVERA
Aviso aos que, como eu eu, säo tietes da Frida Kahlo: a Casa Azul é um quase embuste! Nas palavras do Alceni É um embuste! Náo tem um só quadro de valor dela, nada de objetos pessoais representativos dela, tais como vestidos, xales, lenços de cabeça ou jóias! Nada. Apenas alguns móveis, uma cozinha montada c/ objetos de uso, alguma louça,e quase nada mais. Fotografias e um que outro retratinho que ela pintou.
Em compensaçäo o Museu Diego Rivera ou Anahuacally é uma maravilha! Verdadeiro mausoléu em pedra vulcânica (o projeto é dele e ele pensou em morar lá, mas isso nunca aconteceu) o edifício é mto louco, é uma releitura das pirâmides aztecas, c/ um toque art nouveau. Parece meio brega, mas näo é em absoluto. Foi construído p/ abrigar a coleçäo particular dele de arte préhispânica: 69 mil peças!!! Tem mta peça + bonita que de museus que visitamos.
Pena que chegamos tarde e que - prá variar - a informaçäo sobre o horário, do guia que usamos estava errada. A visita foi super corrida e só foi possível graças à simpatia e generosidade de 2 funcionários. Aliás, simpátia, solicitude e boa vontade é o que a gente + encontra por aqui nos hotéis, restaurantes, museus, enfim por todos os lados.