XOCHIMILKO e MUSEU DOLORES OLMEDO
Hoje fue dia de Xochimildo, a Veneza mexicana!
Fica a uns 20 kms do centro e é um conjunto de canais, que lembra mto o Tigre de Bs.As., pois tb se vêem casas de final de semana, só que näo é um rio, mas sim lagos.
Mto interessante! Nesses canais transitem milhares, - mas milhares mesmo! - de barcos super enfeitados, bem papagaiados, bastante bregas,mas ede täo bregas, divertidos. Aí a gente come, bebe, compra flores, lembranças e música de los mariachis. Todos estes serviçpois oferecidos em barcos ou canoas que circulam por toda a parte vendendo tudo! E os Mariachis väo em barcos especiais e qdo alguém pede e paga uma música os caras param o barco,o cantor vai ao barco-cliente e mandam ver na música. Super divertido! Cada vez que pára um barco-mariachi é uma confusäo no 'trânsito': os barcos batem uns nos outros, cria-se um baita congestionamento,mas tdo bem, ninguém tá nem aí.
Náo é täo barato assim p/ o nível da populaçäo que frequenta o lugar - passeio popular- se näo fosse pelo fato de que as famílias levam comida e bebida, ou pelo menso comida, e mta! O preço säo 300 pesos /hora. Nós ficamos uma hora e meia.
Dica: ir perto da hora do almoço, passar pela feirinha que está na entrada do embarcadero, e escolher algo prá comer nas barraquinhas ou comprar ali a comida e levar p/ o barco. Tem mtoas barracas de comida: carnes de gado, de frango (comem prá caramba), chicharrones.. Isso è um negócio à parte: enormes mantas de tourcinho frito, super crocante que eles adoram! Tomo mundo anda comendo isso pela feira.
Como näo sabíamos disso, comemos no final deo passeio. A gente nem ia comer,mas qdo vi aquelas comidas, temperadas c/ ají, super apetisosas näo resisti. Comemos barbacoa, é um tipo de assado de cordeiro (costelinha) exposta em grdes mantas, c/ uma cara ótima e é vendida por kilo e vem acompanhada de cebola, mole e limäo (o mole e o limäo se encarreegam de matar o que náo interessa...), comemos na saída:a carne meio desfiada, limäo, chile ou mole, cebola cortadinha, dentro de uma tortilha.... huuum nem te conto! Até Alceni näo resitiu e terminamos assistindo uma demonstraçäo dos 'voladores de Papana': 4 caras sobem num pau de uns 30 ms de altura, c/ uma base retagular giratória e, armarrados da cintura se jogam no ar e a base começa a girar e eles, de cabeça prá baixo väo girando, enqto a fita vai-se deemrolando. Legal.. E fim de Xochimilco!
MUSEU DOLORS OLMEDO
Fica numa mansäo do séc. XVIII , pertenceu a uma flia da aristocracia mexicana ( no sobrenome de Dña Lola consta PATIÑO....). Com jardins incrivéis por onde circulam livremente, inclusive pelas varandas centenas pävöes! Vimos a cena de namoro, ou melhor, de um macho conquistando uma fêmea, sensacional! Tá filmado.
O museu tem, supostamente, obras de Frida e Rivera, mas o que vimos foram, sobretudo, fotos e alguns quadros da época temprana de Diego Rivera, de quem Dña Lola, aristocrata liberal mexicana, foi modelo e amiga...Parece que há - obras de Frida, mas estäo emprestadas p/ uma expo. Azar nosso.
Ah, vimos pela 2ª vez, a 1ª foi em Lima, o tal cachorro da época prè-hispânica, o xoloitzcuintles. Fácil, né? é os nomes da língua nauatl säo assim de facinhos. .
O museu vale, sobre tudo, pela coleçäo particular da D.O., que era uma milhonária apaixonada pelas artes: da arte prè-hispânica a objetos dearte da Ásia, tem de tudo. Coleçäo sensacional!
Nenhum comentário:
Postar um comentário