sábado, 28 de julho de 2012

CHICHÉN ITZA

Tendo saído do hotel às 8h30, depois de mto traqueteo, idas e vindas por hotéis, chegamos a Chichén Itza lá pelas 14hs, sol a pino, cozinhando a moringa....
Mas antes passamos por um cenote, enorme, (uns 80 ms de diâmetro), tb coberto - näo diria subterrâneo - c/  grde abertura no teto, por onde passa a luz do sol, iliminando a imensa bóveda, c/ um ar carregado de miles de micro organismos suspensos e de passarinhos, e dando à água um tomns magníficos do turquesa ao azul marinho. No entanto a beleza do pequenoChikin-Ha era mto + tocante, comovente. No imenso poço as pessoas se jogam de uma plataforma de madeira e nadam.


Depois do cenote paramos para almoçar, uma comida INDECENTE de buffet, que deve lembrar o que comem em Bangu I. Um horror!!!!
Finalmente Chichén Itza! Maravilha. O conjunto arquitetônico näo desaponta, apesar de toda a emrolaçäo prévia, que foi broca!!



A grde pirâmide é, na realidade, a representaçäo do calendário maia.
Para esses povos o domínio ou conhecimento da astronomia, da influência dos astros sobre a vida terrena era importantíssimo devido à sua influência na agricultura pelo regime das chuvas,  entäo os caras pesquisavam prá caramba os astros.
O ano maia tem 365 dias, divididos em 18 meses de 20 dias e + 5 dias sobrantes, que säo so de mau agouro (os anos bissextos). Sabiam que a terra gira em torno no sol e que esse giro leva 365 dias.
O tal 'fim do mundo do calendário maia' é täo somente o fim de um período, de uma era, perfeitamente determinado p/ acontecer no solstício de veräo, 21 de dezembro de 2012. Aí haverá o início de um novo período calendárico.
Enfim, é um negócio super interessante ver como os caras conheciam e mto o funcionamento dos astros.,,,
Outro ponto forte é o compo do 'juego de pelota'. Os povos de mesoamerica eram loucos por esse jogo, no México havia em torno de 1.500 campos! O jogo era na realidade um ritual religioso, onde os jogadores - 7 de cada lado - eram escolhidos a dedo e no final havia sempre um sacrifício, o qual era considerado uma honra. Se bem que,às vezes, usavam prisioneiro de povos conquistados, p/ ir ao sacrificio. Jogavam c/ uma bola de um material (acho que o tule), parecido à borracha, que pesava 3 kg, näo podiam usar as mäos, só pernas, braços e os quadris. Havia um aro colocado a 7 ms de uma das paredes e, apesar de que o ponto näo era feito só qdo o jogador acertava esse aro, qdo isso acontecia o povo ia à loucura e, c/ certeza, o cara era levado a condiçäo herói. O tamanho do tal aro é ridículo.
Mto legal!
Da viagem um conselho aos amigos: aluguem um carro ($80,00), saiam do hotel lá pelas 9hs, de modo a náo chegar täo tarde, comprem os tickets e façam a visita por conta! Leiam antes sobre o local e listo!. Ir em tour foi a maior furada! Conseguiram transformar as jóias da coroa da cultura maia local em um passeio medíocre, c/ pouco tempo p/ se desfrutar daquela maravilha.

Um comentário:

  1. Oi Lindinha,
    Pelo jeito o local parece ser bem interessante, e realmente... eles tinham um conhecimento em astronomia impressionante.
    Mas pelo jeito você não curtiu tanto quanto queria.. deve ter sido excursão estilo cvc hehe.

    Bjus

    ResponderExcluir