À Capri
Contratamos a excursäo do hotel: boa e prática pq sai e chega no píer do hotel. Saímos às 9h30 num barquinho pequeno, fomos até a marina de Massa Lubrense e aí passamos p/ um barco grde.
A viagem dura mais ou menos uma hora. A excursão compreende uma volta completa em torno da ilha, passando por todos os pontos interessantes ao redor dela: sitio de Tiberio, pequenas grutas –o cap.faz manobras radicais prá chegar bem pertinho dos paredões – e finalmente Il Faraglioni! Belos penhascos que são um dos cartões postais de Capri + conhecidos. Um deles tem um arco e, claro, o cap. atravessa-o, buzinando, p/ loucura dos passageiros.
Tínhamos 4 hs p/ ver várias coisas: Villa Jovis, Jardins de Tiberio, Monte Solare e, claro, dar uma volta por Ana Capri e Capri.
Começamos pelo sítio arqueológico de Tibério, ou V. Jovis; aliás nós adoramos esse tipo de sarna: 300 ms acima do nível do mar, caminho super íngreme, sendo que essa diferença acontece em poucos kms, isto é, é pedreira. Mas como era algo de cunho histórico – adoro uma velharia! – um conj. de vilas romanas que formam um núcleo arqueológico super importante e que teve como último morador o imperador Tibério que “no seu auto-exílio escolheu o + alto ponto da ilha, c/ deslumbrante vista p/ todo o golfo de Nápoles, longe dos olhas censores do Senado e lugar ideal p/ seus prazeres proibidos...” Como diz a minha mãe, não tem jeito + saboroso de aprender história do através das suas intrigas e estórias. E lá fomos nós morro acima. Realmente vale a pena: o lugar é mto interessante e a vista deslumbrante, desde que não haja a névoa que havia... Mas valeu. No caminho fomos apresentados às deliciosas fregole = morangos doces e s/ nenhum vestígio de acidez! Lavamos numa torneira pública e fomos comendo ladeira abaixo, matando a sede, a fome e eu deixando-me levar pela fantasia que aqueles morangos despertavam em mim com sua cor viva, seu gosto maravilhoso, sua textura e fiquei pensando nos prazeres proibidos do seu Tibério,que, reza a lenda jogava lá de cima seus amantes uma vez saciados neles os tais ‘prazeres proibidos’...
Ana Capri é uma graça, menor do que Capri e dizem que hospedar-se e comer aqui é melhor e por preços melhores. A subida de mini ônibus a Ana Capri é uma aventura em si: estradinha super estreita, escavada na rocha, c/ um bando de italianos malucos circulando prá cima e prá baixo. Adrenalina! Os carros e ônibus estão todos ou riscados ou batidos, claro! Andando nessa estrada a gente entende porque. Gente,o despenhadeiro não é brinquedo! Deve cair gente de lá + do que sabemos. Imagino os caras descendo de scooter, no fim da noite, mamados por vários ‘bicchieri’... Deve ser uma loucura! Mas vale a subida.
Capri tem um comércio do caraca! Se Sorrento pareceu-nos incrível, Capri então é o paraíso dei donne! T-o-d-a-s as griffes famosas estão lá, todas! E a mulherada se produz prá caramba e é chegadaça num brilho: mto strass à luz do dia nos pés (as sandálias, artesanato local são moda no país todo) competindo par a par c/ o brilho do sol. Dizem que a balada é super animada c/ as mulheres super produzidas, montadas em saltos altíssimos – saltos com menos de 10 cms não são nem considerados – se equilibrando nas ruas de calçamento irregular e íngreme. Já de dia, tomando um café na ‘piazzeta’ pudemos observar esse fenômeno de pura insanidade feminina, mas, como dizem: que me ne fregga, è una bellíssima scarpa!!!!
Fotografei uma sandália que é um luxo: strass multicoloridos e uma griffe super famosa por aqui (algo como Laboutin):CASADEI e que vale a bicoca de 1.400 mil euros!!!!! ( ou 14 mim, em todo caso prá mim é exatamente o mesmo absurdo). Dá prá acreditar? Peça única. Claro,não devem ter 2 malucas que cometam o mesmo desatino.
Mas Capri é mto charmosa mesmo, com vistas deslumbrantes e, independente, desse apelo insano ao consumismo, ao dernier cri da moda, merece que a gente a explore e curta bem, passando lá umas 2 noites. Se for passar só um dia,leve roupa fresca, pouco peso ou nenhum pq o seu já será prá lá de suficiente. Se for se hospedar, fique em um hotel que tenha o serviço dos carrinhos elétricos que levam as malas, senão tá ferrado!
Foi um belíssimo dia!
Nenhum comentário:
Postar um comentário